Where Children Sleep

 

O post tá meio grande mas vale a pena ler!

 

Lamine vive no Senegal, tem 12 anos e é um aluno da Koranic school (provavelmente uma escola que ensina o Alcorão) de sua vila, onde meninas não podem entrar. Lamine divede um quarto com vários outros garotos. As camas são básicas, algumas são apoiadas por tijolos. Todo dia às 6 da manhã, os garotos começam a trabalhar na fazenda da escola, onde aprende como cavar, colher milho e arar o campo com burros. De tarde estudão o Alcorão. Em seu tempo livre, Lamine gosta de jogar futebol com seus amigos.

Tzvika vive em Israel e tem nove anos. Mora em um apartamento em Beitar Illit, uma comunidade de judeus ortodoxos com mais de 36 mil pessoas. Jornais e televisão são proibidos. Cada família tem cerca de nove filhos, mas Tzvika tem apenas uma irmã e dois irmãos, com quem ele divide o quarto. Ele vai para a escola de carro e gosta de ir à livraria e de jogar games religiosos em seu computador. Quando crescer quer ser rabino.

Douha é Palestina, tem 10 anos e  mora com os pais e mais 11 irmãos em um campo de refugiados na Palestina. Ela divide o quarto com cinco irmãs. Um de seus irmãos matou 23 pessoas em um ataque contra israelenses e se suicidou em seguida. Depois disso, a polícia militar de Israel destruiu a casa da família. Um poster do irmão está pendurado na parede de seu quarto. Douha quer ser pediatra.

Nantio vive no Kenya, tem 15 anos e faz parte da tribo Rendille. Nantio tem dois irmãos e duas irmãs e moram em uma tenda com pouco espaço até mesmo para ficar em pé. Faz parte do dia-a-dia de Nantio olhar as cabras da família, cortar lenha e buscar água. Ela foi à escola da vila por muitos anos, mas decidiu parar e agora espera ser escolhida para um casamento. Antes disso, terá que passar pela circuncisão.

Thais tem 11 anos e mora com os pais em um apartamento na Cidade de Deus (Rio de Janeiro). Ela divide o quarto com sua irmã e é fã do cantor Felipe Dylon. Quando crescer quer ser modelo.

Roathy é do Cambodia, tem 8 anos e vive em uma casa no meio de um lixão. Seu colchão é feito de pneus antigos. Às seis da manhã ele e outras centenas de crianças que vivem ali ganham um banho em um centro de caridade antes de irem para o trabalho, procurar latas e garrafas de plástico para uma empresa de reciclagem. Muitas vezes, o café-da-manhã é a única refeição do dia.

Jasmine vive EUA e é Conhecida como Jazzy. tem quatro anos e mora em uma casa grande em Kentucky, com seus pais e três irmãos. Seu quarto é cheio de coroas que ela ganhou em concursos de beleza; Jazzy já participou em mais de 100. Quando crescer, que ser uma estrela do rock.

Indira é do Nepal, tem 7  anos e vive com seus pais, irmã e irmão em Katmandu. Sua casa tem apenas um quarto, uma cama e um colchão. As crianças dividem o colchão no chão. Indira trabalha desde os três anos para ajudar a família, que é muito pobre. Hoje faz um turno de seis horas por dia e ajuda sua mãe com as coisas da casa. Ela também vai à escola, em uma caminhada de 30 minutos. Adora noodles e quer ser dançarina quando crescer.

Joey é dos EUA, tem 11 anos e mora em Kentucky com seus pais e sua irmã. Ele sempre acompanha seu pai durante as caças e já é dono de duas armas. Aos sete anos, matou um cervo. Ele adora estar ao ar livre e espera continuar caçando até ficar adulto, apesar de não concordar que um animal seja morto somente por esporte. Sua família sempre cozinha e come a carne do animal que abateram. Ele também vai à escola e gosta de ver televisão com seu lagarto de estimação, Lily.

Dong vive na China, tem 9 anos e vive com seus pais, avô e irmã em uma casa de apenas um quarto. A família tem um pedaço de terra em que planta arroz e cana de açúcar. Dong vai para a escola, passa uma hora por dia fazendo a lição de casa e adora escrever e cantar. Apesar do gosto pelas artes, quando crescer, quer ser policial.

Kaya vive no Japão, tem 4 anos e mora com seus pais em um pequeno apartamento em Tóquio. Seu quarto é cheio de prateleiras com roupas e brinquedos. Ela tem 30 vestidos, feitos por sua mãe, 20 pares de sapatos e várias perucas. Kaya quer ser ilustradora.

Seu colchão fica em um  campo na periferia de Roma é a “casa” deste menino e de sua família, que veio de ônibus da Romênia. Eles não têm registro de indentidade, o que dificulta na hora de achar um emprego. Os pais do menino limpam janelas de carro no semáforo e nenhum deles frequentou a escola.

(FFW & Telegraph UK)

Den

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s