Swan Lake and Nina Sayers na vida real

O filme Black Swan conta a história e a obcessão da bailarina Nina Sayers depois de conseguir o papel principal, como Swan Queen, da produção de ballet “Swan Lake” em uma companhia de ballet em New York. O filme dirigido por Darren Aronofsky é magnífico e mostra todos os esteriótipos do ballet, o esforço e os ensaios brutais que os dançarinos passam diariamente. E ainda conta com a brilhante atuação de Natalie Portman, que lhe rendeu ao Oscar 2011 de Melhor Atriz. Porém, o quanto de realidade o filme possui e quem seria a Nina Sayers na vida real ?

Sara Mearns, Natalie Portman e Elena Glurdjidze como Odile (Black Swan)

Pra quem não sabe, várias companhias de ballet ao redor do mundo produzem o ”Swan Lake”. O ballet original foi criado em 1875 por Pyotr Tchaikovsky contando a história de Odette, uma princesa transformada em um cisne por uma maldição do demônio. A peça teve sua estréia em 1877 no Teatro Bolshoi em Moscow com o nome ”The Lake of the Swans”. A partir de então começou a ser produzida em diferentes versões até hoje em dia.

              Elena Glurdjidze e Sara Mearns

Primeira bailarina do English National Ballet, Elena Glurdjidze já dançou como Swan Queen na produção entitulada ”The Dying Swan” pela companhia, com uma fantasia exclusiva feita para Odette (White Swan) por Karl Lagerfeld.

(A fantasia, feita de tule e com cerca de 2500 plumas, demorou 100 horas para ser feita)

Em uma entrevista para o The Guardian UK, Elena fala sobre suas impressões sobre o filme e a atuação de Natalie Portman:

”Fiquei muito chocada com isso, não era nada do que eu esperava. Achei que Portman fez muito bem para alguém que não é dançarina profissional. Ela não olha fora do lugar na barra, e eu achei difícil dizer quando ela estava dançando e quando era a dublê de corpo.Mas muitas cenas foram exageradas. E eu não reconheci nada sobre o ballet ”Swan Lake”. Quando eu estava me preparando para o meu primeiro Odile, eu tinha um grande dançarino me dizendo que eu tinha que ser sedutora como um gato, mas foi tudo dentro do contexto da coreografia. Sim, você tem que usar sua imaginação para entrar em um papel – mas não como Nina. Devo dizer, porém, eu gostei da maquiagem dos olhos do cisne negro que lhe deram. Ela parecia incrível.”

Já Sara Mearns é a primeira bailarina do New York City Ballet, Sara interpretou a Swan Queen pela primeira vez em 2006 quando tinha apenas 19 anos. 

Ano passado Sara voltou aos palcos do New York City Ballet com o papel principal de ”Swan Lake” depois um lesão nas costas que a deixou 6 meses fora do ballet.

Eu sempre achei ballet lindo e a emoção transmitida por essas bailarinas em cada passo da dança é inacreditável (quem quiser assistir é só colocar o nome delas no youtube), pode ter certeza que quando eu tiver a oportunidade eu irei defenitivamente vê-las dançar.

E vocês, o que acharam das Ninas Sayers na vida real ?

Leave a Reply

